MEDICINA


EM QUESTÃO

1.
Recentemente foi divulgado o novo Código de Ética Médica, o que mudou de fato nos procedimentos, o código foi inovador ou apenas adequou a cultura médica no Brasil?

2.
Ouve-se falar muito sobre o Ato Médico principalmente nos meios diretamente ligados as outras áreas de saúde, como o Conselho Regional de Medicina vê esta questão. E como andam os trâmites desse Projeto de Lei entre o Congresso e o Senado?

3.
O XII Encontro Nacional de Entidades Médicas (XII Enem), realizado de 28 a 30 de julho, em Brasília (DF), aprovou a Carta de Brasília (Manifesto dos Médicos à Nação) qual o próximo passo para a aceitação da sociedade e do governo para a implantação destas diretrizes.

4
A Sociedade de Medicina assim como a OAB configuram uma fórmula de sucesso em organização e participação cidadã em nossa sociedade, como o conselho contribuiu e contribui ainda com este conceito. Como poderia contribuir para que outras profissões atingissem o mesmo grau de respeitabilidade por parte da sociedade?

5
Segundo o Site do CREMESP “A relação dos profissionais de medicina com instituições governamentais, a população e a mídia foi o alvo do terceiro dia de palestras do Encontro Nacional das Entidades Médicas (XII Enem).” Esta preocupação pode ser considerada um avanço provocado pelo Novo Código de Ética Médica?
6.
Neste ENEM, “Entre as 37 proposições liberadas estão ainda a divulgação nos veículos de comunicação das entidades médicas e de massa sobre o valor das consultas de procedimentos pagos pelas operadoras de planos de saúde, prefeituras municipais e OSs” Essa proposta torna transparente questões até então ignoradas pela mídia e a sociedade em geral. Mais uma vez a classe médica sai na frente. Como o conselho avaliar esta mudança?

7.
Quais as perspectivas de atuação do conselho diante das novas possibilidades que se desenham por conta das eleições?

9.
Como o Conselho Regional de Medicina avalia a situação da saúde na Região de Presidente Prudente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário