PISCOLOGIA



EM QUESTÃO

1.
O Ato Médico foi por um tempo visto como uma ameaça a vários profissionais da saúde, recentemente a atuação do psicólogo foi reconhecida como fora das atribuições da medicina. Como se encontra esta situação para os psicólogos hoje?

2.
É comum nos momentos de adversidade as pessoas se unirem e se mobilizarem, no caso dos psicólogos o Ato Médico foi um destes momentos. Como reagiram os profissionais neste processo?


3.
O Psicólogo tem um papel garantido pela legislação do SUS, sabe-se que em Santa Catarina a atuação deste profissional junto à rede pública de saúde tem tido bons resultados, como anda esta questão em nossa região?

4.
Há alguns anos temos visto esforços pela descriminalização da maconha para usos terapêuticos e medicinais, e há um grande debate público sobre o assunto. Qual a posição do CRP?

5.
Os “Hospitais Dia” foram uma alternativa a internação manicomial, no entanto tem sido comum ver pessoas delirantes nas ruas e casos de assassinos “Seriais killers” sendo soltos por serem atendidos como criminosos comuns pela Lei Brasileira. E às vezes até beneficiados por bom comportamento tem suas penas reduzidas. Como o CRP avalia a questão?

6.
A Anorexia e Bulimia são transtornos alimentares de fundo psicológicos, muitas vezes retratados em folhetins como as novelas. Em termos concretos o que existe em termos de leis quanto a procedimentos e prevenções destes transtornos?

7.
No site do CRP SP encontramos uma mobilização contra a redução da maioridade penal como emenda a constituição de 1988, qual a posição do conselho sobre esta questão?

8.
Percebe-se que a atuação do psicólogo tem se diversificado em termos de atuação e segmentação do mercado de trabalho e consequentemente em termos de qualificação. O que temos de mais novo em termos de atuação do psicólogo junto a sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário